segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A idéia...

Esse blog foi criado para acompanhar meu novo projeto de vida: CORRER!!!
No mês de outubro de 2009 a revista Women's Health publicou uma reportagem sobre o assunto que me levantou da cama: "Corra, vc vai ficar gostosa..."
Na época estava casada a quase 6 anos, com um filho de 1 ano e 2 meses, 15kg a mais, dor nas costas, indisposição, falta de ânimo para ir a academia e me sentindo a pior das criaturas...

Pesava 65kg. Comecei a namorar e engordei 1kg por mês nos primeiros 10 meses, depois parei de contar...
Fiquei grávida com 73kg, cheguei aos 93kg. Tive o Davi e fiquei com 80kg.
A essa altura tinha um filho que começava a correr pela casa, um marido pra quem eu adorava usar lingeries bonitas e eu cheia de dores, me sentindo feia... GORDA E SEM SAÚDE...

Nunca gostei de academia, precisava de um tempo pra mim e havia passado da hora de começar.

DEI UM BASTA NISSO TUDO. Um dia levantei da cama no meio da tarde (quando bate o "sono dos sedentários") e fui tentar correr os tais 2 min propostos... Deu certo!!! Duas semanas depois montei esse blog e comecei com tudo...

Cinco semanas depois corri 30 min sem parar. E com dez semanas corri meus primeiros 5km em 37 min. No dia 17 de janeiro participei da minha primeira prova de 5km.

O plano que segui...

Iniciar e terminar o treino com 5' de caminhada é essencial.
Semana I - 2' CL + 3' CA 6x = 30 min
Semana II - 3' CL + 3' CA 5x = 30 min
Semana III - 5' CL + 2' CA 4x = 30 min
Semana IV - 7' CL + 3' CA 3x = 30 min
Semana V - 8' CL + 2' CA 3x = 30 min
Semana VI - 9' CL + 1' CA 3x = 30 min


Sendo CL = corrida leve (vc consegue conversar) e CA = caminhada

Eu corria 5x na semana até a semana III. Depois passei a correr 3x. O descanso é importante. O que mais me animou nesse plano é que o mesmo cansaço que eu senti correndo 2' no início, eu senti no dia que corri 30' sem parar. Na semana III o treino fica muito fácil e dar vontade de aumentar o ritmo. NÃO FAÇA ISSO!!! Você tem fôlego, mas a estrutura muscular ainda precisa de tempo.

Faça o teste antes. Saia um dia de casa e comece caminhando 5'. Depois corra sem olhar para o relógio. Quando sair da sua zona de conforto (isso é muito pessoal) olhe o tempo que correu. Está entre 0 e 1 min? Comece caminhando 4' e correndo 1'. Está entre 1 e 2 min? Siga o plano desde o início. Correu mais que 2 min? Caminhe 2' e corra 2'.
Adapte se achar que deve. Comece caminhando, mas não pule nenhuma etapa. Seu corpo precisa de um tempo para se condicionar. Daqui pra frente vc pode escolher sua nova meta: Perder peso, correr 5km, aumentar velocidade...

No início o importante é manter um ritmo que te permita completar o treino. Esqueça os outros corredores, a balança e a quilometragem. Pense nisso depois da sexta semana!!!
Se o seu maior objetivo é perder peso, siga os passos:

Calcule sua frequencia máxima cardiaca = 220 - idade = MAX
Calcule sua frequencia a 65 e 75%
Ex: MAX x 0,65 = Limiar 1 e MAX x 0,75 = Limiar 2

Nessa faixa de batimentos cardíacos (limiar 1 e 2) vc perde mais calorias, com isso mais peso. Em termos de exercícios isso significa caminhar rápido (caminhada ofegante); Velocidade entre 5,5 e 6,5 km na esteira da academia; Na rua use o treino da semana I e II durante as 6 semanas. Nao esqueça de comer uma fruta/iogurte/mini sanduiche 20 min antes e 1 h depois do treino. Sem isso vc vai perder musculatura, não gordura. Esse cálculo funciona para sedentários. Para confirmar faça o teste ergoespirométrico. É importante consultar um médico, principalmente se você estiver acima do peso e/ou tiver histórico de problemas cardíacos na família. Até a semana III você cosegue esperar.

Pq escolher a corrida/caminhada???

Simples: emagrece, vicia, diminui o apetite, trabalha os órgãos internos, não é um esporte caro, melhora o humor, bronzeia, zera as celulites das pernas, levanta bumbum, endurece barriga, te faz mais feliz!!!

Pq você ainda não começou?!?!?!

Não vale dizer falta de tempo, de dinheiro, dor nas costas ou no joelho. A maior parte das dores no corpo são causadas ou pelo excesso de peso ou pela falta de condicionamento da musculatura. Se você caminhar rápido 4x na semana por 30' vai perder no mínimo 2kg por mês, ou 24kg no ano. Se não quer perder tudo isso pelo menos não vai engordar.



14 comentários:

  1. Fá, gostei muito da iniciativa e do blog! Pode deixar que me responsabilizo por alguns puxões de orelha (caso necessário...rs)!

    Tenho uma excelente idéia! Por que não vem me visitar todos os dias a pé? rs...(brincadeira).

    Pode contar comigo! Ah, lembre-se que as lingeries bonitas não são feitas para corpos perfeitos e sim para a mulher sexy.então, use e abuse sempre! Beijos, Pati.

    ResponderExcluir
  2. Oi irmã! Aprendi a comentar!!!!

    Muito chique sua nova iniciativa! Vamos correr a Maratona do Pao de Acucar no ano que vem!!!!

    ResponderExcluir
  3. ohhhhhhhhh
    Tô orgulhosa Molem - Molem...
    noooossaaaa mas logo logo vou ter que mudar esse apelido né?
    vou ir pensando em outro..podexa..

    bjos saudadeee

    ResponderExcluir
  4. Gostei do que a sua irmã (acho que foi ela) escreveu no e-mail: se desanimar, lembra do biquine! Adorei a idéia do blog e dou o maior apoio... tb tô com inveja pq eu não tenho esse ânimo todo...
    Vai e arrasa Fá!

    ResponderExcluir
  5. Carol (não sei como postar!!! AAAARRRRGGGHHHH)

    Super concordo com a Kacilda e com a sua irmã... Da minha parte, apoio moral 100%... Estou ficando com inveja, vou tentar levantar do sofá...
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fá!

    Confesso que fiquei emocionada com suas declarações do blog, dá pra sentir a sua agonia e entender a sua motivação de querer mudar a rotina. Saiba que tem todo o meu apoio, admiro muito a sua força e coragem, eu fiz uma proposta semelhante a minha vida recentemente, que tem a ver com o nome do seu blog: eu procuro ao máximo viver o hoje.

    Saudades!!!! Muita força no seu projeto e conte comigo!

    Beijos da Vivitorrinca!

    ResponderExcluir
  7. Uhuuuhuhuhuhuhuhu!!!!
    Quero mais é ser feliz!!!!!
    Meu amor....além de ser uma mãe perfeita, uma mulher invejável, uma irmã inegualável...até rimou, hehehehehe!!! Você vai voltar a ser GOOOOOOOOOSTOSA!!!

    Isso mesmo, dou todo apoio!!!
    Hoje pedalei 30 min, quase morri...mas agora que você começou este projeto, também vou seguir.....Projeto Gostosas Natalinas....KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Dica da gordinha feliz: Toda vez que de bater a preguiça lembra do biquine!!! Isso é tudo!!!!

    Hehehehheehhe

    Lhe amo!!

    Negão

    ResponderExcluir
  8. Adoreiiiiii!!!! Muito bom!!! Dou a maior força, mas também não sei comentar, acompanho por aqui mesmo!!!!! Vou ver se me animo também!!!!!

    vai poderosaaaaaaaaaaa!!!

    beijossssss
    Karina Góes

    ResponderExcluir
  9. vai lá Fa, boa sorte!!!

    Bj, Mônica

    ResponderExcluir
  10. Vou me empenhar tbm! Tô pagando academia à toa, só vou 3 vezes por mês!!!

    Você como sempre me incentivando, valeu MÃÃE!

    Beijos
    DAIANE
    BOA SORTE

    ResponderExcluir
  11. Ei Fá,

    Vi seu projeto através da bestbaby e ameeeiii. Também estou na luta para emagrecer depois da gravidez. Estou caminhando no meu horário de almoço no trabalho (quando dá). Mas vou me esforçar mais, seguindo seu exemplo.

    Muita força e esse é o caminho!!!

    Beijos

    Regina & Manu (8m)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Fátima!!!
    Excelente começo e sei que vai conseguir.
    Vc está me dando ânimo para recomeçar.
    Bjs,
    Juci

    ResponderExcluir
  13. Nossa Fá achei o máximo!! Adoro caminhar, mas não consigo correr...
    Assim que o Enzo nascer vou seguir seu exemplo.

    Bjos
    Veruska

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog. Adorei!!!
    Vou seguir seu exemplo e espero conseguir um bom resultado, estou sedentaria e sempre tive vontade de correr.

    ResponderExcluir

Olá!!!
Obrigada por ter passado por aqui. Seu incentivo me leva pra frente. Não deixe de comentar!!! Use o anônimo se não tiver conta google. Mas não esqueça seu nome!!!

Bjao